segunda-feira, 5 de abril de 2010

Tuganimalia


Ora bem...como adoro animais, decidi fazer aqui uns posts sobre a fauna portuguesa,
pois parece que os portugueses nem fazem a mínima de como é constituída.
Até eu que já lera bastante sobre alguns destes assuntos, desconhecia que Portugal fazia parte do habitat de alguns deles.
cá vamos...

Buthus Occitanus...ou o ESCORPIÃO AMARELO (LACRAU)!!

É uma espécie de escorpião mas em Portugal chamamos-lhe Lacrau. Lembrei-me de fazer o post sobre este bicho porque a minha avó disse-me que já foi picada por um e parece que a minha mãe quando era pequena praticava o desporto de caçá-los, coitados. E é ela escorpião de signo...lol

Existem por todo o país mas são mais comuns no Algarve. De Outubro a Março estão inactivos e nem se alimentam mas contudo estão acordados e prontos a defender-se.
Se virem um lacrau por aí, com certeza está sozinho e se encontrarem dois lacraus debaixo de alguma pedra é porque estão seriamente a pensar em devorar-se.
Têm uma péssima visão e um macho em época de acasalamento, tem de ter muito muito cuidado ao aproximar-se da sua fêmea, pois pode ser vítima da "picada nupcial"!
Pois é, são mesmo venenosos e segundo a minha avó, provocam umas dores horríveis durante 24h, mas não se preocupem que o veneno não vos mata.
Como são animais nocturnos, as picadas registadas em Portugal são raras. É preciso ter atenção se pessoas idosas, crianças com menos de 6 anos ou pessoas alérgicas forem picadas. 8 mm de volume de veneno é quanto têm e como normalmente as picadas são mais comuns em mãos ou pés, não se torna tão grave pois a pele é mais espessa.

São engraçados estes animaizitos e mais uma vez apelo às pessoas que não os matem.
Eles obviamente picam se forem molestados ou se os pisarem por exemplo.

Ficam também a saber que fazer em caso de picada:
-O membro afectado deve ser imediatamente imobilizado e deve colocar-se um garrote na proximidade da picada. Para controlar a dor sugere-se a aplicação de gelo ou cloreto de etilo no local da picada, ou ainda, compressas quentes embebidas numa solução de bicarbonato de sódio para neutralizar o veneno. O acompanhamento médico deve fazer-se o mais brevemente possível, principalmente quando se trata de menores de 6 anos, que podem entrar em estado de choque.

E eis o nosso escorpião...

SU