sábado, 20 de março de 2010

Tuganimalia


Ora bem...como adoro animais, decidi fazer aqui uns posts sobre a fauna portuguesa,
pois parece que os portugueses nem fazem a mínima de como é constituída.
Até eu que já lera bastante sobre alguns destes assuntos, desconhecia que Portugal fazia parte do habitat de alguns deles.
cá vamos...

Tarentola mauritanica ou...a OSGA MOURA!

Bem sei...mete medo! Loool É engraçado que o ano passado tive um espécime destes a viver no muro do meu quintal na Ericeira o verão todo! Apanhava com cada susto! Mas a osga lá andava todos os dias e até pude acompanhar o crescimento dela, lol até que um dia...estava mesmo à entrada da minha porta aberta! Eu, em pânico, tentei enxotá-la para ela não entrar e ela entrou! Bem...eu até fiquei tonta, porque não a via em lado algum! Fui a correr fechar o resto das divisões da casa e durante uns bons dias deixei a porta da casa aberta para ela sair. Eu só me imaginava a chegar a casa com aquela coisa escarrapachada no meio da parede da cozinha! É que ela não era nada pequena, devia ser um macho porque tinha na boa uns 10 cm! Eu não a queria matar (coitada) e um belo dia vejo a minha hóspede de novo, no muro da minha casa...uff!
Meus amigos, nunca matem osgas (nem animal algum) porque estes animaizinhos são óptimos a caçar insectos e se alguma vez tiverem problemas com baratas, voilá! Aqui têm a vossa solução, recrutem uma osguita e não terão mais problemas! Hehe

A osga tem uma data de escamas esquisitas, são brancas acizentadas com uns olhos grandes. E meus amigos, as osgas têm um sistema especial nas patas, tipo ventosa e trepam todo o tipo de material! Elas hibernam e nesta altura do ano estão a despertar pois gostam de calor.
Não são uma espécie ameaçada mas parece que o seu número está a diminuir, a recuperação de casas antigas leva ao desaparecimento de refúgios disponíveis para os indivíduos desta espécie.
Se for perseguida pode tipo, largar a cauda lol que depois volta a crescer e se forem mesmo capturadas emitem uns sons quaisquer que eu não conheço e nem devo vir a conhecer pois não tenho intenções de ir à caça!
Só quero aqui frisar uma coisa: existem montes de mitos, sim, mitos relacionados com estes répteis, as osgas não fazem mal algum! Não possuem qualquer tipo de veneno, podem agarrá-las à vontade que não ficam com as mãozinhas com pele a cair e é totalmente mentira que se sentem atraídas por bebés ou pelo leite!! Se isso acontecer, é apenas porque teve a infeliz ideia de entrar em casa!
As osgas nos vossos quintais e até em casa matam-vos a bicheza toda como as aranhas!
Não façam mal a quem até vos ajuda mesmo tendo este aspecto...

Su