sábado, 20 de março de 2010

Tuganimalia


Ora bem...como adoro animais, decidi fazer aqui uns posts sobre a fauna portuguesa,
pois parece que os portugueses nem fazem a mínima de como é constituída.
Até eu que já lera bastante sobre alguns destes assuntos, desconhecia que Portugal fazia parte do habitat de alguns deles.
cá vamos...

Equus asinus ou... o BURRO!

Antes de mais, quero aqui expressar o meu maior respeito e admiração por este grande animal. A minha avó acho que tinha um...há muito tempo...

O burro é um animal em vias de extinção! Cada vez mais, o burro tem sido afastado da quinta pois já não faz sentido a sua utilização, uma vez que as máquinas agrícolas vieram tomar o seu lugar. Eram por vezes maltratados, porque se dizia que eram teimosos mas o que acontece é que o burro é um animal que precisa de muita atenção e é muito brincalhão. Devia era ser feita uma estátua em honra deste animal, que sempre carregou com a carga pesada que os humanos não conseguiam transportar...enfim.
Uma coisa engraçada, trabalhavam sempre individualmente, já que não é possível fazer uma parelha de burros. Normalmente, se o tentarem fazer, vão ter um problema de teimosia, um quererá ir para um lado, o outro quererá ir para outro; um anda, o outro fica parado...Lol
São tipo primos das zebras e podem ser cruzados com cavalos. Daí nasce a famosa mula, animal bem resistente e forte mas estéril.
Digo-vos, se não fosse assim tão grande, seria um animal meu de estimação até porque...são muito fáceis de manter; comem pouco e contentam-se com folhas e grãos que os outros animais normalmente deixam de lado. A água é que parece que tem que ser do género engarrafada lol, senão não a bebem.
É um animal lindo e que nos ajudou nas nossas tarefas ao longo de milhares de anos!
Não deixem o burro desaparecer.

Su